Vantagens, programas de afiliados e novidades

Troca automatizada de produtos: como a tecnologia está otimizando o processo de devolução

processo de devolução

A transformação digital tem sido a responsável pelo avanço de importantes segmentos da economia, entre eles, o próprio mercado online. Isso porque, embora a comercialização dos e-commerces seja feita nativamente digital, boa parte da operação acontece manualmente, assim como o processo de devolução.

Quando o fluxo de trabalho é intenso e a logística reversa representa um alto volume na operação, o ritmo interno pode ser prejudicado se depender somente dos esforços físicos para que todas as etapas sejam cumpridas dentro do prazo.

Dessa forma, estar atento às atualizações do mercado e entender como as novas tecnologias podem suprir essa demanda é fundamental para focar no que realmente importa, enquanto a tecnologia executa boa parte das tarefas desse processo.

Neste artigo, você entenderá como a troca automatizada de produtos acontece, como o processo de devolução pode ser otimizado e como pode contribuir para o crescimento da margem de lucro de e-commerces de todos os portes.

O que é automação de logística reversa?

O processo de devolução ou de troca representa prejuízos operacionais e, até mesmo, financeiros para a maioria dos e-commerces. Isso porque, quando uma nova solicitação de devolução é feita, um novo fluxo de trabalho se torna prioridade para que tudo seja atendido dentro do prazo.

Sem o auxílio de soluções automatizadas, cada fase do processo é realizada manualmente, ou seja, desde a conferência do recebimento do produto ao reembolso para o cliente, há uma completa dependência da interação humana para que o processo flua.

Quando o fluxo conta com reforços tecnológicos, os ganhos são significativos em diferentes níveis. Isso porque, a automação da logística reversa acontece por meio de um sistema que integra grande parte dessas etapas e realiza as tarefas automaticamente, sem que seja necessário qualquer tipo de execução manual após a configuração da plataforma.

A ferramenta de automação de logística reversa, Genius Returns, é um bom exemplo disso. Lançada em outubro de 2021, a ferramenta oferece recursos que praticamente eliminam a interação humana durante o processo de troca, contribuindo para a redução de tempo e esforços para concluir cada etapa.

Além de agilizar a logística reversa, a ferramenta torna o processo de devolução uma experiência positiva tanto para o cliente como para os gestores de e-commerce, que podem focar na gestão e operação da loja sem se preocupar com as tarefas manuais do processo.

Veja a seguir como a Genius Returns atua na prática para otimizar o processo de devolução.

Como a Genius Returns facilita o processo de devolução para o cliente

Um e-commerce que utiliza a Genius Returns para automatizar as trocas e devoluções oferece aos clientes muito mais praticidade e agilidade desde o início do processo.

Após realizar o login, o cliente pode consultar o histórico de pedidos feitos na loja e escolher qual item deseja solicitar a devolução. Concluído o processo de troca, a ferramenta gera e envia um crédito automaticamente para que o cliente utilize na loja.

De forma autônoma e intuitiva, o cliente determina a forma de entrega/coleta que deseja para finalizar o processo de devolução, sendo as opções a loja física mais próxima, Correios, Rede de Lockers e até a nossa Coleta Expressa.

A partir daí, o cliente poderá acompanhar o processo de troca ou devolução por atualizações via e-mail e SMS sem ficar no escuro. Tudo isso em poucos minutos e sem frustrações.

+ LEIA TAMBÉM: 8 métricas poderosas para medir satisfação do cliente online

Como a Genius Returns facilita o processo de devolução para o gestor de e-commerce

Para o gestor de e-commerce, a ferramenta otimiza drasticamente todo o trabalho burocrático do processo de devolução. 

A Genius Returns automatiza praticamente toda a linha de tarefas administrativas, como as etapas de autorização e recebimento da mercadoria, emissão de nota fiscal de devolução, emissão de vale compras, integração com parceiro logístico para geração de código de reversa e estorno automático, além de possibilitar o acompanhamento de todo o processo em um único ambiente.

Ficou claro como a tecnologia pode fazer parte dos bastidores do seu e-commerce e refletir na experiência de compra da sua loja? Para saber mais como tornar o seu processo de devolução muito mais otimizado e elevar  a taxa de satisfação e fidelização do seu e-commerce, solicite uma demonstração da Genius Returns e torne o seu pós venda muito mais ágil e efetivo para os seus negócios.