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Rede de PUDO: Como esse modelo promete revolucionar o mercado online

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No mercado logístico existem diversos desafios, principalmente no last mile, quando a última etapa de uma operação logística é realizada. Um desses desafios é identificar a localização exata da entrega e a ausência de recebedor no momento final do processo. Foi pensando nesse tipo de transtorno que o conceito de rede de PUDO surgiu.

Essa inovação logística tem ganhado destaque no mundo inteiro e tem beneficiado todas as partes envolvidas nas operações, desde o lojista, embarcadora, transportadora até o cliente final que pode ter a sua compra em mãos em menos tempo e sem preocupações extras.

Você sabe como o sistema PUDO de logística funciona e como esse novo modelo de entrega está transformando o mercado online? Nós contamos tudo nesse artigo para você ficar por dentro e entender melhor os benefícios desse formato!

O que é PUDO na logística?

Você deve estar curioso para saber o que significa a sigla PUDO, não é? Ela vem do termo em inglês Pick Up & Drop Off Points, que em português quer dizer Ponto de Coleta e Entrega, e tem como principal objetivo otimizar os processos logísticos no last mile.

Com diversos pontos estratégicos para coleta e entrega, o modelo PUDO diminui a distância entre os armazéns e a transportadora, assim como encurta o percurso até o destino final.

Nesse formato, um dos problemas que as transportadoras enfrentam com horários limitados para coletar a mercadoria é solucionado. Isso porque, a maioria dos pontos de coleta PUDO funcionam em horários estendidos, ou até mesmo por 24 horas, proporcionando muito mais facilidade e agilidade para quem atua com transporte.

Outro problema que o modelo PUDO resolve é quando há ausência de recebedor, seja por erro no endereço ou por não encontrar um responsável para receber a mercadoria na hora da entrega. A transportadora finaliza o transporte dos produtos até o ponto de entrega indicado sem a necessidade de encontrar com o comprador para entregar os itens em mãos.

Para o cliente final, quando o e-commerce oferece a forma de entrega utilizando uma opção PUDO, o tempo de entrega costuma ser muito menor do que as entregas tradicionais, uma vez que os pontos de coleta e entrega são estratégicos e possibilitam uma entrega muito mais ágil. Além disso, ele não precisa se preocupar em estar em casa para receber os produtos, já que sempre terá alguém pronto para receber a mercadoria em um ponto de entrega.

Formatos de PUDO mais utilizados

O modelo PUDO de logística pode ser feito em diferentes formatos, sendo caracterizado especialmente por ser um ponto de coleta e entrega estratégico para a cadeia logística. Hoje, existem 4 formatos mais comuns que têm se popularizado entre as lojas online e potencializado a experiência de compra. Veja quais são:

Compre online e Retire na loja

Comprar pelo e-commerce e retirar na loja física é um dos formatos de PUDO. As grandes marcas já incorporaram esse formato e estão transformando as lojas físicas em estoques e pontos de coleta. Para o cliente, essa é uma grande vantagem, pois é possível comprar seus produtos com o preço e comodidade da loja online e retirá-los em poucas horas na loja física com frete zero. 

Social Pick up Point

Esse formato de PUDO transforma residências cadastradas em pontos de entrega para o cliente final. Para ser um Social Pick up Point, a residência deve possuir estrutura adequada para acomodar as mercadorias até que o comprador vá retirá-las no dia e hora combinados.    

Locker

Os armários inteligentes já estão bem familiarizados entre os clientes online e as operações logísticas. Localizados em espaços públicos, estratégicos e, na maioria das vezes, 24 horas, os armários dispensam alguém para receber os produtos, já que são depositados em um dos armários e o cliente pode retirar a compra utilizando um QR code para validar a entrega. 

Pick up Point

Assim como os outros formatos de PUDO, esse também é caracterizado por ser um ponto de coleta para o cliente final e seu principal diferencial é estar sempre localizado em locais de grande circulação, como supermercados, shoppings, entre outros. 

6 vantagens de adotar o modelo PUDO para entregas e logística reversa

Assim como a logística, o e-commerce tem muito a ganhar com o modelo PUDO e, cada vez mais, tem se mostrado um formato que veio para ficar. Até porque, além das entregas, esse formato oferece também vantagens para otimizar a logística reversa e diminuir os ruídos nas trocas e devoluções.

Veja 6 vantagens do PUDO para e-commerce:

  1. Mais economia
  2. Maior satisfação do cliente
  3. Mais eficiência nos processos logísticos
  4. Reduz a emissão de gases poluentes
  5. Reduz o tempo de entrega
  6. Melhora a experiência do cliente para trocas e devolução

A evolução do mercado está totalmente ligada a inovações em todas as etapas de uma operação de e-commerce e, entender os avanços logísticos é fundamental para ganhar mais eficiência interna e aumentar a satisfação do seu público final. 

Quer saber mais sobre tendências, tecnologia e mercado de logística reversa para o seu e-commerce? Acompanhe o nosso blog e nossos conteúdos nas redes sociais!