Vantagens, programas de afiliados e novidades

E-commerce consciente: 8 vantagens de investir em entregas carbono neutro

CARBNO NEUTRO

Muita gente tem a ilusão de que um e-commerce não produz resíduos ou não tem impacto direto com o meio ambiente por não possuir uma loja física. Esse é um dos grandes mitos que eu já ouvi. Até porque, para que uma loja digital seja considerada um e-commerce consciente, muitas ações precisam ser colocadas em prática e, adotar práticas como carbono neutro pode ser uma delas.

Quando falo em e-commerce consciente, não estou falando sobre os produtos produzidos ou vendidos por uma marca que sejam 100% sustentáveis. Não é preciso mexer em toda a cadeia ou no core do negócio para ser uma empresa minimamente sustentável. Mas por outro lado, é preciso agir ativamente para que esse termo faça sentido, ou então, será apenas mais um caso de greenwashing no mercado. E não é isso que você quer, né?

As entregas com frete neutro são um ótimo caminho para reduzir os impactos que o transporte logístico de um e-commerce causam todos os dias. Até porque, a emissão de CO2 acontece em larga escala não somente na entrega, como também, nas situações de logística reversa.

Escrevi esse artigo para te ajudar a entender melhor como funciona uma logística com carbono neutro e quais são as vantagens de investir nesse tipo de ação para o seu e-commerce. Confira!

carbono neutro para e-commerce consciente

O que são entregues com carbono neutro?

Um e-commerce consciente pode receber esse título por diversas razões, uma delas é pela neutralização da emissão de carbono que acontece durante as entregas dos produtos. 

Reduzir as emissões de carbono é o primeiro passo, seja por meio da utilização de biocombustíveis, pela manutenção frequente da frota, ter uma gestão de frota eficiente, entre tantas outras formas que podem ser eficazes para esse objetivo.

Porém, a gente sabe que mesmo com esse esforço em minimizar os impactos no meio ambiente, a emissão de CO2 ainda vai acontecer. Por isso, hoje é possível comprar créditos de carbono de empresas certificadas e engajadas com esse tipo de causa para fazer parte de um ecossistema de e-commerces conscientes e preocupados com a pegada de carbono que o setor tem deixado no planeta.

Quando uma empresa compra um crédito de carbono, o valor é repassado para instituições sérias que estimulam atividades que retém, ou deixam de emitir, o carbono na atmosfera. Para se ter uma noção, 1 crédito de carbono corresponde a 1 tonelada de CO2, ou seja, com poucos créditos já é possível reduzir consideravelmente esse impacto. Isso quer dizer que, é possível ter uma operação logística crescente e atuante tanto no no last mile como na reversa, e que esteja presente nas questões ambientais. Sem greenwashing.

+ LEIA TAMBÉM: O que avaliar na hora de contratar uma plataforma de logística reversa

8 vantagens de investir em carbono neutro em um e-commerce

Agora que você já sabe o que é um frete neutro e que ser um e-commerce consciente pode ser muito mais fácil do que você pensava, podemos falar das vantagens de investir na neutralização de carbono para o seu e-commerce e para o planeta.

Para o e-commerce:

  • Maior credibilidade no mercado
  • Maior engajamento do público com a marca
  • Fortalecimento de marca
  • Diferencial competitivo

Para o meio ambiente:

  • Diminuição dos impactos das mudanças climáticas
  • Desenvolvimento de negócios ambientalmente sustentáveis
  • Compensação do desequilíbrio ambiental
  • Reduzir a emissão de carbono na atmosfera

Eu e a equipe da Genius Returns queremos contribuir para que mais negócios digitais se tornem um e-commerce consciente e tenham a neutralização de carbono em suas entregas e na logística reversa. Por isso, todas as empresas que utilizam a nossa plataforma de automação de logística reversa, também ganham créditos de carbono e o selo CO2 neutro. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe e saiba como dar esse passo importante para o planeta.