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O que avaliar na hora de contratar uma plataforma de logística reversa

plataforma de logística reversa automatizada

A evolução de um e-commerce depende de inúmeros fatores. Não basta só ter um site para expor seus produtos e esperar que as vendas aconteçam. Para garantir um crescimento sustentável, é fundamental ter os processos internos muito bem estruturados, ou então, tudo pode ruir de uma hora para outra.

Pensar em automatizar o que pode ser automatizado é uma decisão muito importante e estratégica para que o negócio escale novos degraus. Por isso, investir em uma plataforma de logística reversa é essencial para quem deseja ter mais produtividade nas trocas e devoluções e, ainda, ganhar pontos com o consumidor final.

Esse tipo de ferramenta oferece diversos recursos e tem como principal objetivo desafogar a operação de um e-commerce sempre que uma nova troca for solicitada. Até porque, a gente sabe que esse tipo de situação é um dos grandes desafios de uma loja online mesmo sendo inevitável em qualquer e-commerce.

Mas antes de contratar uma plataforma de logística reversa, veja o que não pode faltar nesse tipo de ferramenta e entenda como essa tecnologia pode ser muito mais importante no seu negócio do que você imagina. 

O que não pode faltar em uma plataforma de logística reversa

plataforma de logística reversa automatizada

Tarefas automatizadas

O primeiro ponto a ser avaliado é se a plataforma possibilita que boa parte das tarefas do processo de troca e devolução seja automatizada. A execução do processo tende a ser trabalhosa para qualquer e-commerce. Isso porque, é necessário que uma equipe inteira se dedique a ela assim que uma nova solicitação é recebida, interrompendo o fluxo de trabalho natural do time.

Uma boa plataforma de logística reversa possibilita que tarefas como a autorização ou negativa da troca seja feita automaticamente, assim como as ações abaixo:

Geração de código de postagem

Para que o cliente devolva a mercadoria para a loja, é necessário que o vendedor envie um código de postagem que permita que a transportadora ou os Correios encaminhe para seu estoque. Sem uma plataforma de logística reversa, a geração desse código pode ser demorada, aumentando ainda mais o tempo de espera do cliente para ter o produto correto em mãos. 

Com a ferramenta, o código é gerado e enviado para o comprador em poucos minutos, o que fortalece a experiência dele com a loja e reduz os ruídos causados pela insatisfação da compra.

Geração de vale compras

O pedido de devolução não é o fim da linha. Com o recurso de geração de vale compras automático é possível reter o cliente e convencê-lo de não pedir o dinheiro de volta. Por isso, antes de contratar uma plataforma de logística reversa, tenha certeza de que a ferramenta tem essa funcionalidade.

Estorno automático

Com o auxílio da plataforma de logística reversa, o gestor não precisa parar para autorizar o reembolso, pois com a plataforma, essa ação se torna automática. Isso quer dizer que o estorno pode até ser inevitável, mas perder tempo com ele é definitivamente opcional.

Autoatendimento

Acredite, as trocas e devoluções são desconfortáveis tanto para a sua loja, quanto para o cliente que não recebeu o que esperava. Por isso, quanto menos burocracia nesse processo melhor. 

Uma boa plataforma de logística reversa deve ter o recurso de autoatendimento e estar disponível para o cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Com um atendimento automatizado, o consumidor poderá fazer sua solicitação sem depender de uma interação humana e minimizar ainda mais o tempo de espera para finalizar a sua troca. Oferecer um autoatendimento inteligente sem dúvidas irá empoderar seus clientes e aumentar ainda mais a experiência com a sua marca.

Integrações

É importante avaliar quais são as integrações disponíveis na plataforma, como também, qual é a profundidade que elas apresentam. Antes de contratar, certifique se as integrações com o estoque e com o ERP, por exemplo, são possíveis. Além disso, garanta que o controle e as atualizações das informações sejam feitas em tempo real, ou então, é possível que novos problemas apareçam durante o processo. 

Rede de parceiros logísticos

Um grande diferencial em uma plataforma de logística reversa é a rede de parceiros logísticos. Isso torna a experiência do cliente muito mais positiva, pois oferece mais facilidade e credibilidade no processo. Transportadoras aliadas, sistemas de entrega rápida, como lockers e delivery express, fazem toda a diferença para o seu negócio e para a experiência do cliente.

Plataforma full service

Dê preferência para plataformas que oferecem um serviço completo. Já pensou em, além de reduzir o tempo do processo, também facilitar o trabalho que o cliente pode ter? Com o formato full service, a plataforma otimiza o tempo da equipe, do processo e reverte uma situação de insatisfação para uma experiência positiva. Imagine solicitar uma troca e não precisar sair de casa para despachar o produto? Uma plataforma full service pode disponibilizar um parceiro para retirar a mercadoria na casa do cliente, aumentando as chances de recompra e fidelização.

Qual plataforma de logística reversa contratar?

Para quem busca mais solidez no mercado e oferecer experiências mais positivas para os clientes, mesmo nas situações de troca e devolução, a Genius Returns é a melhor opção. 

Além de oferecer todos os recursos acima, a ferramenta disponibiliza para todas as empresas que utilizam a plataforma, créditos de carbono e o selo CO2 neutro. Ou seja, além de aumentar a produtividade do seu time, empoderar seus clientes e potencializar as chances de fidelização, os e-commerces que contratam a Genius Returns, tem a logística reversa com carbono neutro, contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais causados pela emissão de carbono.

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