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7 motivos para investir em logística reversa em 2022

logística reversa

Fim do ano é sempre um bom momento para fazer um balanço do que passou e identificar o que é importante dar destaque para os próximos 12 meses. 2021 teve grandes aprendizados, dando espaço para as expectativas de 2022, incluindo novas perspectivas e possibilidades que a logística reversa pode oferecer aos e-commerces.

Manter um comércio online ativo e em pleno crescimento exige muita organização, gestão e processos bem definidos. Além disso, estar atualizado com o que o mercado tem apresentado de novos recursos e tecnologias é fundamental para potencializar a experiência do cliente e aumentar os índices de fidelização.

Se você ainda tem dúvidas de que vale a pena olhar com mais atenção para a logística reversa do seu e-commerce em 2022, leia esse texto até o fim e entenda de uma vez por todas a importância que ela representa para uma loja online.

Por que você deve investir em logística reversa em 2022? A gente te conta 7 motivos para isso

Investir em logística reversa significa buscar maneiras de tornar essa etapa do e-commerce mais facilitada e com fluxos mais dinâmicos tanto internamente como para o público final. Isso porque, grande parte do mercado ainda enfrenta dificuldades operacionais para lidar com a demanda extra que um processo mal estruturado pode gerar.

Por isso, entender como a tecnologia pode otimizar a gestão da logística reversa e incorporá-la ao fluxo rotineiro do e-commerce é um caminho sem volta para desafogar a operação de tarefas manuais e focar a energia no que realmente move o seu negócio.

Veja a seguir 7 motivos que mostram que investir em ferramentas que facilitam os processos da logística reversa será a bola da vez em 2022. 

1 – Maior produtividade

Sempre que uma nova solicitação de troca ou devolução é confirmada, boa parte da equipe precisa paralisar suas tarefas e ser alocada para as funções que fazem o retorno do produto acontecer. Esse cenário é comum no seu e-commerce? Para que isso não seja naturalizado na sua operação, o apoio de tecnologias que permitem que os processos sejam automatizados é urgente! Com a automação, boa parte das tarefas dispensam a interação humana e aumentam a produtividade da equipe e do processo final, que pode ser reduzido de 45 dias para apenas 5

2 – Experiência do consumidor

Não tem nada mais frustrante do que comprar um produto e não ter as expectativas correspondidas quando o pedido chega em casa. Na verdade, tem sim. Tentar trocar o item e só encontrar burocracia e dor de cabeça é ainda mais estressante. Por isso, ter processos de logística reversa muito bem definidos e facilitados para o cliente é fundamental para transformar uma situação negativa em uma experiência poderosa para o consumidor.

3 – Aumentar as taxas de recompra

Diversos indicadores podem apontar se o e-commerce está tendo bons resultados ou não. Focar apenas na taxa de conversão pode dificultar a visão do gestor para outros problemas que devem ser corrigidos. Saber como está a taxa de recompra da sua loja vai te ajudar a entender como estão os níveis de satisfação do público e como isso pode ser revertido em recompra. Por isso, ter uma logística reversa bem estruturada, uma gestão analítica e uma boa política de troca e devolução vão contribuir para que o cliente volte e compre outras vezes.

4 – Processo mais ágeis

Processos longos podem ser altamente custosos para um e-commerce. Isso porque, além de prejudicar a experiência do cliente, sobrecarregam a equipe e dificultam que novas ações sejam tomadas. Investindo em uma boa ferramenta de automação e gestão de logística reversa, é possível agilizar o fluxo de troca e devolução e ter mais dinamismo nesse tipo de demanda.

logística reversa ágil

5 – Possibilidade de aumentar o ticket médio

Uma troca nem sempre representa uma total insatisfação do cliente. Muitas vezes, ela é solicitada por divergências técnicas, como erro no tamanho ou em outra especificidade do produto. Dessa forma, oferecer um vale compra pode encorajar o cliente a fazer a substituição por um produto que tenha valor superior ao inicial. Porém, para que a experiência seja ainda realmente positiva, oferecer o voucher automaticamente na hora da solicitação da troca pode aumentar ainda mais as chances de ganhar pontos com o cliente e transformar esse fim de relacionamento em um relacionamento longo e duradouro.

6 – Empoderar o cliente

Reduzir a burocracia do processo de troca ou devolução, possibilitando que o cliente consiga seguir boa parte do caminho sem a necessidade de uma aprovação manual é uma ótima maneira de trabalhar a logística reversa em 2022. Esqueça aquela ideia de validação pessoal, carimbos, protocolos e assinaturas físicas. Uma boa plataforma de automação e gestão de logística reversa coloca o cliente no centro dos processos e oferece muito mais autonomia para que ele solucione o problema em poucos cliques. Até porque, ninguém mais quer esperar semanas para saber se vai ter o seu pedido de troca ou devolução aceito ou não, concorda?

7 – Transparência vende

Para que o processo de logística reversa seja positivo do início ao fim é preciso ter uma boa política de troca e devolução, sem informações nas entrelinhas e fazer com que o cliente saiba que ela existe. Até porque, 96% dos consumidores online afirma que comprariam novamente em um e-commerce se soubessem que teriam uma experiência de devolução fácil. Ou seja, de nada adianta elaborar uma boa política e não informá-la ao seu público. Saber que é possível fazer a troca de forma fácil, encoraja o consumidor a fechar a venda com menos objeções.

Situações que envolvem a logística reversa em um e-commerce sempre vão existir. Por isso, é preciso inserir essa etapa na rotina do seu negócio e investir em ferramentas que vão proporcionar mais benefícios e oportunidades de crescimento em 2022. 

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