Para vender online é fundamental ter muita clareza do que a sua marca representa, qual é a mensagem transmitida por ela e garantir que o seu site esteja alinhado com essas premissas. Afinal, seu site é a sua vitrine e ele precisa causar uma boa impressão e, principalmente, oferecer uma boa experiência para o usuário para que ele se sinta seguro em comprar com você e voltar outras vezes!
Um dos responsáveis por causar uma ótima primeira impressão em uma loja online é o design e a navegabilidade que ele possui. Mas ao contrário do que muitos pensam, não basta ter um e-commerce bonito, é preciso ser funcional, intuitivo e que seja pensado para potencializar as conversões. Mas como unir tudo isso sem perder a identidade da sua marca?
Neste artigo, você encontrará 5 exemplos de e-commerces que oferecem uma ótima experiência do usuário para inspirar e repensar a usabilidade do seu site com foco em UX.
Além disso, vamos compartilhar os elementos que fazem parte de um site de e-commerce bem projetado e de alta conversão para que você entenda o que fazer para melhorar ainda mais a sua loja.
Mas antes, é importante destacar que não existe o melhor design de e-commerce. Você precisa encontrar o que funciona bem para você em vez de tentar replicar receitas de bolo. Por isso, vale a pena ler todas as dicas e conferir esses exemplos para entender diferentes tipos de sites que focam na experiência do usuário e identificar o que combina mais com o seu e-commerce!
Quais elementos fazem parte de um bom e-commerce com foco na experiência do usuário?
Segundo um estudo feito pelo Contentsquare, o tempo médio gasto em um site em todos os setores é de apenas 62 segundos. Isso significa que você tem apenas um minuto para capturar a atenção dos visitantes do seu site e envolvê-los no que você tem a oferecer. Outros estudos afirmam que você tem apenas 50 milissegundos (0,05 segundos) para atrair visitantes.
Como despertar o interesse do seu público em tão pouco tempo? Com um e-commerce desenvolvido especialmente para capturar o interesse e a atenção do seu público.
Mas para isso, é preciso entender quais elementos podem te ajudar a oferecer uma experiência do usuário que envolva os seus possíveis clientes a ponto de prolongar a visita na sua loja. Veja a seguir quais elementos podem te ajudar nesse desafio:
Design responsivo
Os dispositivos móveis representam pouco mais da metade do tráfego da web em todo o mundo. Se o seu e-commerce não estiver otimizado para eles, certamente você já está perdendo vendas. Um e-commerce responsivo adequado para todos os dispositivos é fundamental para reduzir atritos durante a jornada de compra e transmitir mais confiança para o consumidor que está prestes a fazer uma conversão.
Imagens dos produtos de alta qualidade e diferentes ângulos
Os clientes online confiam nas imagens dos produtos para tomar decisões de compra com mais segurança. Por isso é tão importante usar imagens de produtos de alta qualidade e que sejam atraentes. Usar um fundo branco, por exemplo, direciona o foco e facilita para que os compradores possam ver os detalhes do item e decidir com mais tranquilidade se vão comprar ou não.
Boa navegabilidade
O objetivo da navegação é ajudar os compradores a encontrarem o que desejam de maneira rápida e fácil. A navegação de um e-commerce deve incluir o menu de navegação principal, pesquisa no site, filtros, páginas de categorias de produtos e rodapé. Ou seja, o fluxo de navegação deve ser o mais estreito possível para direcionar os melhores caminhos para o usuário encontrar o que deseja.
Além desses elementos, existem inúmeras práticas que devem fazer parte da estrutura de um e-commerce para tornar a experiência do usuário cada vez mais favorável à conversão e satisfação do cliente. Para te ajudar a entender na prática do que estamos falando, veja a seguir 5 sites que focam na experiência do usuário para se inspirar!
5 sites com foco na experiência do usuário
Separamos 5 sites que aplicam muito bem todas as dicas que mencionamos acima e que trabalham todo o conceito da marca sem perder o foco na conversão e na usabilidade. Nesses 5 exemplos, você poderá notar como a fotografia, as cores, a navegabilidade e o conteúdo são aplicados e como a experiência em navegar pelas páginas e explorar os produtos é potencializada:
Percebeu como a experiência do usuário realmente tem o poder de mudar a percepção durante a jornada de compra? Inspire-se nesses exemplos e busque entender como essas dicas podem fazer sentido para a sua loja. Com uma estrutura pensada na experiência do cliente e no aumento das conversões, as chances de aumentar as vendas e as recompras são muito maiores.
Para saber mais sobre experiência do usuário e entender como aplicá-la em toda jornada de compra, inclusive na experiência de troca e devolução, acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais e em nosso blog. Além disso, você pode baixar os nossos e-books exclusivos e acessar conteúdos ricos que vão te ajudar a melhorar a experiência do seu e-commerce e aumentar a satisfação do seu cliente para que ele queira voltar mais vezes!