O e-commerce automatizado é uma das principais tendências do mercado digital e não tinha como ser diferente. A agilidade e eficiência que esse tipo de tecnologia proporciona tanto para a operação como para o cliente final, tem mudado a experiência de quem lida com esse tipo de ambiente com frequência.
Com o avanço de recursos especialmente desenvolvidos para negócios nativos digitais, não considerar a automatização em uma loja online pode ser perigoso, até porque, com um mercado altamente dinâmico, é perceptível a diferença na concorrência entre os que entendem os movimentos e necessidades do público e da operação e aqueles que ainda optam por continuar atuando com ferramentas básicas que limitam o crescimento do negócio.
Uma loja online já foi considerada uma importante inovação para o varejo, porém, hoje em dia, é imprescindível acompanhar as tendências desse nicho para que a inovação continue acontecendo. Por isso, entender como funciona um e-commerce automatizado e quais etapas da operação podem ganhar com esse recurso é importante para quem quer aumentar a produtividade e contar com uma operação mais ágil, elevar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar as vendas.
Confira neste artigo, quais são as principais tarefas que podem ser automatizadas em um e-commerce e que tipo de vantagens você pode esperar.
E-commerce automatizado: quais etapas podem dar adeus à operação manual?
Troca e devolução
Em uma situação em que o cliente pode estar frustrado com a sua loja, o que ele mais precisa é de acolhimento. Porém, neste caso, o melhor acolhimento que uma marca pode oferecer é resolver o problema sem maiores ruídos. Em outras palavras, automatizar o processo de troca e devolução irá mostrar para o cliente que ele tem maior autonomia para iniciar o processo e acompanhar as etapas com muito mais agilidade e facilidade. Além disso, o atendimento se torna muito mais rápido, menos burocrático e exclui a possibilidade de erros, facilitando para que o produto certo chegue até ele em um tempo muito menor.
Rastreio
Em breve, não ter rastreio automático em um e-commerce não vai ser um diferencial e sim uma obrigação. Isso porque, o consumidor online tem priorizado cada vez mais lojas transparentes e que oferecem uma comunicação em tempo real sobre as suas encomendas. O cliente não quer só saber em que etapa o seu produto se encontra, ele quer acompanhar em tempo real para se programar e não ter problemas com o recebimento.
Com um bom recursos de rastreio automatizado, a operação saberá exatamente o caminho que o produto percorreu, ganhando um aliado na segurança, já que mesmo que a mercadoria esteja com a transportadora, a responsabilidade sobre ela ainda é do e-commerce e, o cliente por sua vez, poderá ficar tranquilo de que o seu produto será entregue conforme o acompanhamento do rastreio, de forma segura e confiável.
Atendimento
Um bom atendimento é aquele que resolve o problema do cliente sem fazer com que ele perca mais tempo do que o necessário. Em um e-commerce automatizado, grande parte das interações podem ser substituídas por recursos que permitem atender demandas frequentes. Um chatbot com fluxos bem elaborados, ou então, um SAC inteligente, podem tornar os atendimentos pré venda e pós venda muito mais ágeis e eficientes.
Mas cuidado! Embora essa etapa possa ter muitos ganhos com a automação, não é interessante eliminar o atendimento humano por completo. Até porque, mesmo que seja possível prever grande parte das aberturas de chamado, algumas situações realmente necessitarão de um atendente preparado para resolver o problema e ainda manter uma boa experiência do cliente.
Por onde começar?
Se for possível automatizar todas essas etapas, automatize. Porém, se tiver que optar por onde começar, escolha onde será possível minimizar os ruídos da sua loja. Geralmente, assim que o processo de troca e devolução é automatizado, além de diminuir as situações mais delicadas que afetam a lucratividade do seu negócio, outros ganhos são percebidos com rapidez, como o aumento da produtividade do time, diminuição dos pedidos de estorno, aumento de avaliações positivas e aumento de recompra.
A Genius Returns é uma plataforma de automação de logística reversa com o objetivo de otimizar as operações logísticas dos e-commerces que buscam desafogar os processos de troca e devolução.
A ferramenta foi desenvolvida para tornar as trocas e devoluções uma experiência positiva tanto para o cliente como para os gestores de e-commerce, que poderão focar na operação da loja sem se preocupar com as tarefas manuais do processo.
Para saber mais, solicite uma demonstração gratuita e conheça na prática as vantagens de um e-commerce automatizado.