Vantagens, programas de afiliados e novidades

Como identificar e aumentar seus clientes recorrentes

clientes recorrentes

Conquistar clientes que compram com frequência é o objetivo de qualquer loja online. Porém, identificar quem são esses clientes e saber como aumentar esse perfil de público dentro da base ativa nem sempre é uma tarefa fácil.

Ter uma boa taxa de recorrência é sinônimo de redução de custos com aquisição de novos clientes, isso porque, com clientes fidelizados que consomem com frequência, o impacto na receita será ainda maior do que quando o foco é somente em uma nova fatia de público.

Para se ter uma ideia, clientes recorrentes possuem um LTV mais alto, gastam mais, promovem com mais facilidade as marcas que gostam e são mais baratos do que um novo cliente.

Não é à toa que as lojas online estão cada vez mais investindo em experiência de compra para aumentar as chances de fidelização e, consequentemente, a taxa de recompra. Mas para isso, antes é preciso identificar quem é esse público e entender o que fazer para intensificar esse tipo de comportamento. Por isso, continue a leitura e saiba por onde começar.

Como identificar seus clientes recorrentes?

Saber quem são os seus clientes fiéis é extremamente importante para criar estratégias personalizadas e direcionadas para esse público. Mas mesmo sabendo disso, nem todo e-commerce sabe como identificá-los da maneira correta e, muitas vezes, deixam de criar ações específicas para aumentar a recorrência.

Se você faz parte desse time, veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar a identificar esses clientes e aumentar o potencial de compra dentro da sua loja online:

Programas de fidelidade

Programas de fidelidade são ótimas alternativas para quem quer identificar clientes recorrentes, colher dados e padrões de consumo e, ao mesmo tempo, proporcionar experiências vantajosas para estimular novas compras. Uma forma de incluir o programa de fidelidade sem interferir no fluxo de compra é integrar as condições durante o checkout para facilitar o processo de inscrição.

Analise os dados que você possui

Uma das vantagens das lojas online é que, no final das contas, tudo vira dado. Com as informações certas nas mãos, é possível fazer uma leitura poderosa sobre o seu público e entregar uma experiência cada vez mais alinhada com o que ele espera. Além de obter uma taxa de recorrência realista, é possível obter insights altamente estratégicos para trazer esse público mais para perto. 

Acompanhar mês a mês os clientes que fizeram uma devolução e, a partir daí, analisar como foi o comportamento de compra futura, se ele deixou de comprar ou se passou a comprar mais, é uma ótima maneira para correlacionar a satisfação ou insatisfação com a troca e a taxa de recompra.

Caso você ainda tenha dúvidas de como calcular a taxa de clientes recorrentes, veja a fórmula a seguir:

(Número de clientes que compraram mais de uma vez/Número total de clientes) × 100 = Taxa de clientes recorrentes (%)

Veja outras informações importantes que podem te ajudar a entender melhor esse perfil de consumidor:

  • Quanto tempo alguém (ou um grupo) é cliente da loja
  • Com que frequência compra na loja
  • Quanto gastou e quais produtos comprou
  • Qual é a frequência que esses clientes retornam
  • Valor vitalício
  • Valor médio do pedido.

Estudar esses números irá esclarecer como a sua abordagem de marketing atual está afetando as vendas gerais e as taxas de clientes recorrentes. 

O que fazer para aumentar a recorrência no e-commerce 

Assim como conquistar novos clientes, manter clientes ativos e recorrentes também leva tempo e exige esforço. Por isso, listamos 6  ações básicas que podem te ajudar a aumentar a recorrência de compra de seus clientes após identificar quem são eles:

  1. Recompense os clientes recorrentes
  2. Foque no atendimento ao cliente
  3. Ofereça incentivos para novas compras
  4. Aja de acordo com o feedback do cliente
  5. Use o e-mail para fortalecer a sua lembrança de marca
  6. Construa experiências marcantes em todas as etapas da jornada de compra, inclusive nas trocas e devoluções.

Infelizmente, é comum ver lojas online focando somente na aquisição de novos clientes e deixando de aumentar suas receitas com clientes que já estão dentro da base. Porém, com as estratégias que citamos nesse artigo, é possível começar a colher ótimos benefícios que vêm com o crescimento e o cultivo de uma base de clientes recorrentes. No final, nutrir e reter seus clientes existentes sempre será mais eficaz do que encontrar novos.