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Como preparar seu e-commerce para as trocas pós Black Friday e Cyber Monday?

black friday

As datas mais esperadas pelo comércio estão chegando e, junto com elas, a expectativa de aumentar as vendas também. Porém, o que nem todo e-commerce pensa quando datas como Black Friday, Cyber Monday e Natal se aproxima é em como preparar a operação para lidar com o aumento de pedidos de trocas. 

Não tem como escapar. Com o aumento das vendas, consequentemente, os pedidos de troca e devolução também crescem e, por isso, é fundamental estar preparado para absorver essa alta demanda sem ter sobrecarga e, muito menos, prejuízo.

É muito comum encontrar dicas de como preparar um e-commerce para vender mais nessas datas sazonais, mas pouco se fala sobre como se preparar para  o que vem depois. O fato é que, quando o evento acaba, a operação não pode ser desmontada, até porque, a experiência do cliente não acaba ao concluir a compra. Além disso, com a Black Friday, muitos cliente novos tem o primeiro contato com a marca e, perder a oportunidade de fideliza-los com uma troca ruim é, no mínimo, uma péssima decisão. É preciso manter o pós-venda à postos para garantir que a satisfação se mantenha positiva e aumentar as chances de levar um cliente da Black Friday para o resto do ano.

Por isso, continue a leitura e veja o que você pode fazer para preparar a sua loja online para as trocas que estão por vir pós Black Friday, Cyber Monday e Natal!

A Black Friday você já conhece. E a quinta da devolução?

A quinta-feira que sucede a Black Friday também é conhecida como quinta da devolução, sabe por que? Porque após uma semana das milhares de vendas vindas da Black Friday em todo o mundo, milhares de trocas e devoluções também são solicitadas para os e-commerces.

De acordo com estimativas recentes, 1 em cada 3 compradores devolvem o que compram na Black Friday. Isso porque, já foi comprovado que clientes em todo o mundo mudaram seus hábitos de compra e aumentaram o número de itens que devolvem. 

Os consumidores online buscam a conveniência de comprar em qualquer lugar a qualquer hora, porém, o aumento das compras pela impulsividade significa que os clientes estão gastando menos tempo pesquisando itens antes de comprar. Consequentemente, esse comportamento levou a um aumento nas trocas e devoluções e a uma mentalidade de que trocar faz parte integrante da experiência de compra.

Sabendo disso, é indiscutível que a quinta da devolução passou a ser um grande desafio entre as lojas online, porém, também pode ser considerada uma grande oportunidade quando se trata da experiência do cliente.

Se por um lado, datas sazonais como a Black Friday, Cyber Monday e Natal são considerados ótimos momentos para atrair novos clientes, por outro podem deixar a desejar no quesito experiência. É aí que um bom processo de troca pode fazer a vez e conquistar um espaço importante na memória do cliente para voltar em outros momentos fora da sazonalidade.

Por isso, veja a seguir como preparar um bom fluxo pós Black Friday e aumentar a satisfação de seus clientes.

4 dicas de como preparar seu e-commerce para as trocas pós Black Friday

1 – Tenha uma boa política de troca e devolução e deixe seu cliente saber disso

Procure elaborar uma política de troca e devolução flexível, simples e direta ao ponto, porém completa. Esse material deve servir de guia para a sua operação agir sempre que um novo pedido de troca for solicitado, como também, transmitir segurança para seus clientes de como o processo irá seguir caso ele não goste do produto e deseje trocar. Insira um link com esse documento em todas as páginas de produto para que o cliente saiba dos procedimentos antes mesmo de iniciar o processo de compra, assim ele se sentirá muito mais confiante para fazer uma compra no seu site.

2 – Prepare o seu atendimento pós-venda

Embora a loja seja online, é fundamental ter uma equipe bem treinada para tirar todas as dúvidas que surgirem após a compra. Seja para esclarecer o prazo de entrega como para explicar as etapas do processo de troca, é fundamental oferecer um suporte humanizado para potencializar a experiência que seu cliente terá mesmo depois de finalizar a compra.

3 – Automatize o que for possível

Tenha em mente que o fluxo de solicitações de troca pode ser alto. Por isso, para evitar que a sua operação fique sobrecarregada e o seu cliente tenha uma má experiência com a demora em cada etapa, busque soluções que permitam que o processo de troca e devolução seja automatizado. Dessa forma, tanto o tempo de espera do cliente como da conclusão da solicitação pela equipe serão drasticamente reduzidos, aumentando ainda mais a experiência com a marca.

Dê autonomia e empodere seus clientes

Na era digital todo mundo quer resolver tudo em poucos cliques. Se a expectativa é essa, porque não proporcionar essa experiência nas trocas e devoluções? Com plataformas de troca facilitadas, como a Genius Returns, o cliente tem autonomia para iniciar o processo e acompanhar cada nova movimentação do seu pedido sem precisar de qualquer interação humana. 

Se você quer aproveitar essa Black Friday para aumentar a sua taxa de lucro, não é recomendado ignorar essas dicas e não fortalecer a sua operação para as trocas após BF. Solicite uma demonstração gratuita e veja como a plataforma da Genius Returns pode salvar as suas trocas de Black Friday, Cyber Monday e Natal!