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Fraudes no e-commerce: Conheça os golpes mais comuns e saiba como proteger a sua loja online

fraudes no e-commerce

Infelizmente, as fraudes no e-commerce são mais comuns do que se imagina. Quando um tipo de golpe cai no conhecimento popular, outros novos entram em circulação, colocando em risco as transações online, prejudicando clientes e lojistas do mundo todo.

Só no primeiro trimestre de 2022 foi registrado um aumento de fraudes no e-commerce de 23,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse dado é significativo o bastante para acionar o alerta e buscar maneiras de evitar que golpes dessa espécie façam novas  vítimas, seja cliente ou lojista.

Por isso, assim como planejar novas estratégias de vendas todos os anos, é fundamental incluir no planejamento medidas que inibam golpistas de todos os tipos e tornar a sua loja online protegida o suficiente para afastar prejuízos à imagem e aos cofres do seu e-commerce.

Quer saber por onde começar? Neste artigo, você vai conhecer quais são as principais fraudes no e-commerce e o que você pode fazer para evitar que elas aconteçam na sua loja online. Confira!

As 4 fraudes no e-commerce mais comuns

1 – Fraude no cartão de crédito

Nem todo site trabalha com recursos de certificação de segurança que garantem proteção aos dados de seus usuários. Com isso, sem muita dificuldade, os golpistas conseguem acessar dados de cartões de crédito de centenas de pessoas utilizando dados roubados disponíveis na deep web. Com essas informações “vazadas”, os golpistas conseguem fazer compras em qualquer site em nome de outra pessoa e, o pior, utilizando cartões que não são seus, mas recebendo todos os produtos em mãos.

2 – Fraude do estorno

Essa é uma fraude que afeta diretamente os e-commerces. Isso porque, o golpista dessa vez mira na loja e não no usuário, efetuando uma compra com os próprios dados, porém, ao receber o pedido, abre um chamado informando que não reconhece a transação, solicitando o estorno do valor. Esse tipo de golpe acontece por uma brecha na legislação, que permite que as contestações de compras online sejam feitas no prazo de 180 dias. Ou seja, o golpista recebe o produto, mas contesta a compra dentro do prazo permitido por lei para receber o dinheiro de volta sem  devolver o item comprado.

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3 – Fraude da compra falsa

Uma das fraudes no e-commerce que também dão prejuízo aos lojistas é o golpe da compra falsa. Nesse caso, o golpista envia para a loja um comprovante falso, imitando perfeitamente o documento emitido pelo e-commerce, para alegar que fez o pagamento e  não recebeu o produto. Na maioria das vezes, o golpista pede que o valor pago seja estornado, levando o lojista a crer que o cliente pagou e não recebeu o item. Assim, lojas que não possuem um bom processo de verificação e validação podem cair no golpe e serem prejudicadas por uma compra falsa.

4 – Fraude de triangulação

Com um site falso que se passa por outro conhecido e verdadeiro, o golpista coleta os dados reais de clientes que acreditam que a loja é verídica. Assim como o nome sugere, a triangulação acontece por envolver três partes: o golpista, um cliente real e um site terceiro. Nesse caso, podemos dizer que há 2 prejudicados: o cliente, que faz a compra, tem seus dados roubados e não recebe o produto, e a loja verdadeira que foi “copiada” pelo golpista para ter acesso às informações dos usuários. Em alguns casos, o golpista compra o produto do site verdadeiro com o dinheiro do cliente e envia como se realmente fosse a loja, porém, com acesso aos dados do usuário, faz novas compras utilizando o cartão e a identidade de terceiros.

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Fraudes no e-commerce: como evitar?

Alguns golpes podem chegar de surpresa, mas grande parte pode ser evitada quando a preocupação com a segurança do site se torna uma prioridade entre os gestores. Por isso, a melhor forma de reduzir as chances de fraudes, seja para seus clientes como para a loja, é incluindo o assunto no planejamento anual da marca e revisitando as ações de proteção com frequência para garantir a segurança. Veja algumas práticas que você pode iniciar o quanto antes:

  • Tenha um sistema antifraude: ferramentas desse tipo utilizam inteligência artificial para avaliar os pedidos e bloquear situações suspeitas.
  • Certificado digital de segurança: se o seu site pede que seus clientes façam login com senha, é fundamental ter um protocolo https para garantir que os dados do usuário e do servidor sejam criptografados, dificultando a interceptação de informações.
  • Busque intermediadores de pagamento confiáveis: bons intermediadores de pagamento são capazes de identificar um comportamento suspeito, assim como orientam os lojistas a implementarem ações específicas para blindar o site para esse tipo de golpe.
  • Fique atento a comportamentos que fogem do padrão: ter um olhar analítico pode salvar a sua loja de muitos golpes. Por isso, desconfie sempre quando uma compra foge muito do comum, como muitas tentativas seguidas, ou um número muito superior de itens no carrinho do que o de costume. Criar processos de validação para casos suspeitos pode evitar que o seu e-commerce saia no prejuízo.

Agora que você já sabe quais são as fraudes no e-commerce mais comuns e como evitá-las, é hora de colocar a segurança da sua loja e de seus clientes como prioridade e evitar que as fraudes no e-commerce  atrapalhem o crescimento do seu negócio!