Descubra os resultados que podemos gerar para o seu negócio.
Conheça como grandes marcas transformaram sua logística reversa com a
& Conecta lá
A Privalia é um dos maiores sites de moda do Brasil e possui um marketplace com mais de 200 sellers. Para integrar esses sellers, eles utilizam uma ferramenta chamada Conecta Lá.
Tivemos um grande desafio: criar regras totalmente diferenciadas para todos esses sellers. Hoje, conseguimos uma descentralização robusta, permitindo que um marketplace com um alto número de sellers tenha regras individualizadas para cada um deles.
Ao mesmo tempo, conseguimos estruturar toda a conciliação financeira relacionada a estornos e geração de vales, garantindo que cada seller tenha controle exato sobre suas finanças.
Além disso, implementamos uma gestão de custo de frete personalizada, seller por seller. Isso significa que conseguimos cobrar a logística reversa de forma totalmente individualizada e específica para cada operação.
Esse é um grande case que construímos em parceria com a Privalia e a Conecta Lá.
& Vtex
No case da 7ForAll, o grande desafio é que a marca não possui um centro de distribuição centralizado. Ou seja, cada loja funciona como um centro de distribuição avançado: todos os pedidos são despachados diretamente das lojas.
Isso significa que não há um único CD de onde os pedidos são enviados. E aí entra o principal desafio: muitos pedidos são splitados, por exemplo, uma calça sai de uma loja e outra calça do mesmo pedido sai de outra.
Nesse cenário, o desafio não é apenas fazer a devolução desses pedidos que foram splitados, mas também garantir que cada item devolvido volte para a loja de origem. E, ao mesmo tempo, realizar toda a parte de estorno financeiro e geração de vale-compra de acordo com a loja que emitiu a nota fiscal do pedido.
Ou seja, há uma forte questão de regionalização envolvida: o item precisa voltar para o ponto exato de onde foi enviado. E o split precisa ser feito respeitando essa lógica de origem.
Isso exige conciliação financeira precisa e traz ganhos importantes para a marca, especialmente porque ela trabalha com uma grade de estoque muito enxuta. Se os produtos forem enviados para lojas erradas, podem causar ruptura de estoque, o que impacta diretamente nas vendas.
Então, essa operação regionalizada traz não só eficiência logística, mas também benefícios estratégicos para o negócio.
& Sintese
A Loungerie é um caso muito bacana que a gente tem, porque fizemos uma integração com o WMS da Síntese. Com isso, todas as devoluções que chegam ao centro de distribuição são bipadas diretamente no WMS, o que gera uma eficiência logística muito grande.
O time consegue bipar o código de postagem e, automaticamente, o produto já dá entrada no estoque, dentro do ERP. Isso acelera bastante o processo de estorno e a geração do vale-compra.
Ao mesmo tempo, recebemos do WMS todas as informações da nota fiscal de devolução, o que permite fazer o estorno para o cliente com mais agilidade.
Tudo isso é integrado e consolidado, trazendo uma eficiência, especialmente operacional muito significativa para o processo. Não é preciso ficar abrindo telas: com o bip de um coletor, tudo acontece de forma simples, rápida e eficiente.
& Vtex
O case da Usaflex é bastante particular, porque envolve tanto lojas próprias quanto franquias. Esse já é um desafio por si só: lidar com dois modelos de operação que exigem regras distintas.
Para atender a essa complexidade, tivemos que flexibilizar a ferramenta, permitindo que as regras de negócio se ajustassem de formas diferentes, uma para lojas próprias e outra para franquias.
Além disso, conseguimos estruturar a gestão de maneira híbrida: centralizada para as lojas próprias e descentralizada, franquia por franquia. Ou seja, cada franqueado pode gerenciar suas próprias devoluções, enquanto o time de e-commerce da marca mantém o controle centralizado das lojas próprias.
Esse modelo garante um controle muito mais eficaz do processo como um todo. A solução permite aplicar regras diferentes para lojas e franquias em aspectos como: geração de vale, processamento de estorno, endereços de devolução e contratos com os Correios.
Tudo isso pode ser configurado de forma personalizada, respeitando as particularidades do negócio. E o resultado é um ganho significativo em termos de gestão, eficiência e governança do processo de devolução.
& Vtex
A Miess é um case muito interessante porque envolvia dois grandes desafios.
O primeiro era o modelo de operação, que funcionava quase como um “atacarejo”, vendendo tanto unidades avulsas quanto grandes volumes, como 30, 50, 100 ou até 200 itens. O segundo desafio estava relacionado à cubagem, pois muitos dos produtos têm volumes extremamente pequenos, como géis ou preservativos.
Para resolver o primeiro ponto, desenvolvemos um sistema capaz de processar tanto devoluções unitárias quanto em grandes quantidades, e ainda facilitamos a entrada desses itens no estoque. Imagine ter que conferir item por item manualmente? Com o novo sistema, criamos um processo de conferência em massa, que gera um ganho operacional significativo na devolução.
Já em relação à cubagem reduzida dos produtos, conseguimos implementar uma solução de consolidação de carga. Com isso, otimizamos o uso do espaço nas embalagens dos Correios com base na cubagem individual de cada item. Assim, é possível agrupar vários produtos pequenos em um único volume de devolução, evitando o uso de múltiplos códigos de postagem e reduzindo custos com frete.
Essa consolidação trouxe economia, agilidade e mais eficiência ao processo de devolução, especialmente em operações com alto volume de produtos pequenos.
& Anymarket
O desafio com a La Moda e a Anymarket foi o seguinte: algumas marcas do grupo, como Lança Perfume, Amarante e MyFT, também vendem em marketplaces externos como Mercado Livre, Amazon e outros.
O problema é que, antes da integração, não conseguíamos consolidar essas devoluções em um único ambiente dentro da AnymarkettGenius. Cada canal funcionava de forma isolada.
Com a integração com a, que é um hub integrador de marketplaces, conseguimos centralizar todo esse processo. Ou seja, mesmo os pedidos que não foram feitos no e-commerce da La Moda, mas em marketplaces terceiros, agora têm suas devoluções puxadas automaticamente e são gerenciadas diretamente dentro do sistema Genius.
Isso permite uma visão completa: tanto das devoluções do e-commerce próprio, quanto das feitas em marketplaces. O resultado é uma gestão muito mais eficiente, com redução de falhas e perda de informação, especialmente na hora de informar dados como código de postagem e rastreio aos marketplaces.
& Zendesk
No case da Pura Vida com a integração Zendesk, o grande desafio era permitir que o sistema de atendimento ao cliente estivesse totalmente integrado à plataforma Genius.
Com essa integração, conseguimos automatizar o processo: sempre que uma devolução é realizada dentro da Genius, um ticket é automaticamente criado no canal de atendimento da Pura Vida via Zendesk.
Isso traz uma enorme vantagem para o time de atendimento, que passa a ter acesso, em um só lugar, a todas as informações relevantes da devolução como: código de postagem, status de rastreio e emissão de vale-compra.
O resultado é uma resposta muito mais rápida ao consumidor, já que o atendente não precisa alternar entre sistemas para resolver uma solicitação.
Graças à integração nativa com a Zendesk, todas as informações ficam consolidadas tanto na Genius quanto na própria plataforma de atendimento, otimizando o suporte e melhorando a experiência do cliente final.
Cadastre-se para receber conteúdos sobre experiência do cliente e gestão de e-commerce.